Papa Leão XIV diz que Igreja deve ser “farol que ilumina as noites do mundo”

O papa Leão XIV celebrou, nesta sexta-feira (9), sua primeira missa como pontífice, dirigida ao Colégio de Cardeais na Capela Sistina. Em sua homilia, ele afirmou esperar que a Igreja Católica atue como um “farol que ilumina as noites do mundo”.
O novo líder da Igreja destacou a importância da união e da fidelidade ao evangelho, e lamentou o que chamou de declínio da fé cristã, diante da valorização excessiva do dinheiro, da tecnologia, do sucesso e do prazer.
“Deus me confiou este tesouro para que, com sua ajuda, eu possa ser seu administrador fiel em benefício de todo o Corpo Místico da Igreja. Ele o fez para que ela seja cada vez mais plenamente uma cidade sobre o monte, uma arca de salvação navegando pelas águas da história e um farol que ilumina as noites deste mundo”, afirmou, de acordo com a tradução oficial da Santa Sé.
Leão XIV também criticou a percepção de que a fé cristã seria “absurda” ou associada a fragilidade intelectual, e reforçou que a missão da Igreja deve se pautar na santidade de seus membros, e não na ostentação de suas estruturas.
O discurso apresenta continuidade com a visão pastoral e humanista do papa Francisco, a quem Leão XIV sucede.